quinta-feira, 19 de maio de 2011

Como funciona o Orkut?

Janaina Castro
Orkut
Ao clicar sobre o símbolo do Orkut em uma
página da internet, você recomenda para
seus amigos aquele conteúdo
 
A rede social criada em 2004 pelo engenheiro de softwear turco, Orkut Buyukkokten, é uma ferramenta que pode ajudar você a manter contato com amigos e a conhecer pessoas com os mesmos interesses. NOVA ESCOLA prepara um guia com os principais recursos disponíveis.
Depois de se cadastrar no Orkut, entre nas comunidades de NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR.
  • Cadastro inicial
Os perfis no Orkut são ligados às contas de outros serviços do Google, como o webmail, Gmail. Caso já tenha um cadastro, basta entrar no Orkut e seguir os passos para agregar um perfil à conta. Se não tiver, você pode criar uma conta no Google e preencher os campos obrigatórios com nome, sobrenome, aniversário, sexo. Em seguida, o Termo de Serviço deve ser aceito. Verifique se no canto superior da página está sinalizado que está no Brasil, com o idioma ''Português (Brasil)''.
O próximo passo é escrever seu email e escolher uma senha segura. O Orkut indica o grau de segurança do código. No fim desta etapa, existe uma verificação de caracteres que confere se você é uma pessoa real.
O último passo é a verificação por meio de seu número de celular. Informe-o para receber uma senha via mensagem de texto no seu telefone. Depois de receber no seu celular o código, o cadastro é finalizado.

O Google tem um tutorial sobre inscrições. Vale conferir caso tenha alguma dúvida durante o processo.
  • Perfil
Configurar sua página no Orkut é muito simples. Você pode clicar sobre "Perfil", na lateral esquerda da página e, em seguida, clicar em "editar informações do meu perfil" para selecionar quais informações quer divulgar e qual o nível de privacidade quer. Ou, simplesmente, clicar em Configurações, item no canto superior, direito.

Clicando em Temas, você tem a possibilidade de alterar a cor do fundo de sua página ou escolher uma das ilustrações disponíveis.

Álbuns de fotos e uma lista de vídeos podem ser adicionados ao seu perfil e você escolhe se deseja que eles sejam visíveis para todos do Orkut ou só para seus amigos.
  • Página inicial
Ao entrar na sua conta do Orkut , logo no centro, você encontra as atualizações dos seus amigos. O que eles escreveram, publicaram ou divulgaram aparece automaticamente nessa lista. Do lado esquerdo, você tem os caminhos para configurar o seu perfil, as suas fotos, checar os recados (scraps) que deixam para você, ler os depoimentos, entrar em sua galeria de aplicativos etc. Do lado direito, você encontra suas listas de amigos e as comunidades das quais participa.
  • Amigos
Sua rede de contatos diretos do Orkut está em ''Amigos''. Todas as amizades precisam ser autorizadas.

Caso não queria que um usuário fique sabendo de suas informações, é possível ignorá-lo, mesmo que ele seja seu amigo na rede. Para fazer isso, entre no perfil dele, clicando sobre seu nome, e selecione ''Remover'' (ação que exclui a pessoa da sua lista) ou ''Ignorar'' (bloqueio das mensagens da pessoa). Se julgar inadequado o comportamento de um usuário, você pode denunciá-lo para que o Orkut investigue o que ele está fazendo na rede.
  • Comunidades
Para conhecer pessoas com interesses em comum aos seus, entre em uma comunidade que discute aquele tema. Você pode encontrá-la usando a ''Busca''. As comunidades das quais você participa aparecem na lateral direita da sua página inicial do Orkut. Cada uma tem um ou mais donos e moderadores (pessoas com o poder de gerenciar a comunidade) e algumas solicitam autorização dos donos para a participação.
  • ''Scraps'', ''depoimentos'' e ''lembretes''
Em português, scrap significa recorte e scrapbook, um livro para recados curtos. No Orkut, a palavra ''scrap'' carrega a característica de recado rápido entre dois usuários. Você pode incrementar os seus mudando a cor do texto e adicionando imagens, vídeos do YouTube  e mapas.

Os depoimentos funcionam como homenagens entre amigos. Antes de se tornarem públicos, quem recebe as mensagens deve autorizá-las. Sempre que mudar de ideia sobre o que escreveu, você pode clicar no ícone da lata de lixo ("excluir") ao lado do depoimento ou do scrap.

O espaço de ''Lembretes'' é uma funcionalidade para alertar sobre aniversários e autorizações pendentes.
  • Bate-papo
Você pode conversar com seus contatos online por meio do ''Gtalk'', ferramenta de trocas instantâneas de mensagens do Google, vinculada também ao Gmail. Para falar com seus amigos, clique em um nome da lista e a caixa de ‘’Amigos online’’ aparece imediatamente no canto inferior ao lado direito do seu navegador, e continua no mesmo lugar durante sua navegação dentro do Orkut.

Outra possibilidade para bater papo é checar quais amigos estão com uma bolha colorida nas suas fotos. Se estiver verde, significa que o contato está disponível para falar. A cor vermelha indica que está ocupado e a laranja, ausente. Já a cor cinza sinaliza que o usuário está desconectado. Você pode escolher ficar disponível, ocupado, invisível ou desconectado, basta clicar sobre o menu à esquerda da sua página inicial e selecionar o status.
  • Promover e compartilhar
Para divulgar vídeos, fotos ou textos, foi criada a ferramenta ''Promova'', disponível à esquerda da sua página inicial. Ao acessá-la, é aberta uma página com uma caixa para que você digite um título e um comentário. Depois, é possível verificar quantas pessoas viram sua promoção e quantas a compartilharam ou a excluíram.
Muitos sites têm em suas páginas o botão ''Compartilhar''. Quando você clica sobre esse botão, uma caixa do Orkut se abre no navegador e você pode divulgar o link para seus amigos. A novidade aparece na caixa de atualizações dos seus amigos.
  • Aplicativos
Também chamados de Apps, são ferramentas que personalizam seu perfil e oferecem jogos, músicas, animações etc. Os aplicativos são integrados ao seu perfil ao serem adicionados e ficam listados na ''Galeria de Aplicativos'', botão à esquerda de sua página inicial.