plano de aula "criar blog"

PLANO DE AULA
IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA:
PROFESSORA: Adriani Meirelles
SÉRIE: 2 º ano
DURAÇÃO: 2 horas

CONTEÚDO:
Blog de Histórias

OJETIVOS:
·        Desenvolver a linguagem, a escrita e a criatividade.
·        Favorecer a atenção e a memorização;
·        Aumentar o vocabulário;
·        Reforçar a noção de enredo, com começo, meio e fim.

ESTRATÉGIAS:
·        Exposição de vídeo do youtube.
·        Reescrita da História.
·        Criar um blog.
·        Publicar releitura no blog
·        Comentário no blog dos colegas.

DESENVOLVIMENTO:
Utilizar o data show, para promover a exibição de algumas histórias infantis selecionadas no site WWW.youtube.com, uma das sugestões pode ser A Cigarra e a Formiga WWW.youtube.com/watch?v=mVUunsYwwFE&NR=1
Propor que cada criança escolha, livremente, um conto, e solicitar que todos escrevam, individualmente, seu reconto, no caderno.
Em seguida, iniciar uma conversa com os alunos sobre blog. Questioná-los sobre o que é blog, para que serve, como funciona, quem lê, etc. Destacar a fato de que tudo o que for publicado num blog fica exposto a qualquer visitante.
Levar as crianças para o laboratório de informática e pedir que cada uma difite e salve sua história no computador, utilizando um programa de edição de texto. Enquanto as crianças fazem isso, criar um blog para postar os textos.
Pedir a cada aluno para fazer uma ilustração da sua história e utilizando programas apropriados simples de manipulá-los, como o paint.
Antes de publicar os recontos, fazer uma correção coletiva de possíveis erros de digitação.
Postar os textos no blog, acrescentar as ilustrações e mostrar para o grupo.
Depois, expor a página criada com as histórias e deixar que as crianças leiam os contos dos colegas.
Pedir que os alunos façam comentários, no blog, a respeito dos textos , com opiniões, elogios e criticas moderadas às produções.
Para finalizar, propor que cada um leia seu reconto em voz alta e comente as observações feitas a ele, aceitando as críticas. Abrir espaço para quem comentou poder argumentar sobre suas análises, justificando suas observações.

AVALIAÇÃO:
Verificar durante o reconto a participação e possíveis dificuldades das crianças no manuseio com o computador. Observar o respeito as produções dos colegas e saber ouvir comentários a respeito de suas produções.Verificar a compreensão das crianças a respeito do que se trata um blog.

RECURSOS:
·        Data show.
·        Computador para cada criança, conectado a internet e tenha o paint.

REFERÊNCIAS:
Revista GUIA ESCOLAR ed. especial, nº 2, ano 2010, editora. Alto astral, pág.7.