PROJETO INSETOS – Curiosidades mil


Projeto
PROJETO INSETOS – Curiosidades mil




Objetivos do projeto
- Preparar um relatório sobre a estrutura física do inseto, por meio de palavras e gráficos, incluindo todas as partes do corpo, bem como sua cor e seus aspectos;
- Explorar e relatar os quatro elementos do habitat de um inseto: alimento, água, abrigo, e ambiente;
- Montar o ciclo de vida do inseto.

Faixa etária
 - Crianças na faixa etária de 9 anos

Duração da aula
- 3 aulas (3h para cada aula)

Softwares Utilizados

·         Microsoft Powerpoint
·         Microsoft Word
·         Enciclopédia Encarta
·         Internet Explorer

Método de avaliação
·         Perguntas para avaliar o aprendizado;
·         Participação nas aulas;
·         Trabalhos relacionados ao assunto;
·         Discussão sobre o que foi trabalhado, os novos conhecimentos e o foco de interesse

Planejamento


O que é discutido
-          Anatomia dos insetos
-          Tipos de inseto

Como é proposto o tema
-          Em slides com legendas
-          Também pode ser desenvolvido com Retroprojetor e transparência

Quais os requisitos necessários para a compreensão do tema:

·         Observação das figuras

Etapas envolvidas:
o    Conhecimentos de alguns insetos
o    Conhecimentos da anatomia dos insetos
o    Pesquisa na Enciclopédia Microsoft Encarta
o    Atividade individual – montagem das partes de um inseto
o    Exercício proposto na Enciclopédia Microsoft Encarta
o    Atividades em grupo – discussão do tema trabalhado
o    Pesquisa de informações na internet e elaboração de relatório para debate
o    Considerações sobre o tema

“O tema abordado foi bem sucedido. Os alunos compreenderam o assunto. Houve participação, as dúvidas foram respondidas e muitas curiosidades foram despertadas”.

Ao final do trabalho, os alunos aprenderam sobre as variedades de insetos e sua anatomia, entre outros assuntos. A todo momento houve interesse em participar das aulas e as questões propostas foram respondidas com sucesso. Para finalizar, os alunos fazem tarefas em casa, levando outras questões para serem completadas e entregues na próxima aula.

Eu também aprendi muito. Diversas dúvidas dos alunos me trouxeram novos conhecimentos. Outro ponto de destaque foi o material levado pelos alunos às aulas.

É muito importante que as dúvidas dos alunos sejam respondidas, para que possa haver um maior interesse em participar das aulas e dos exercícios propostos. O tema é muito gostoso de ser trabalhado, mas é preciso obedecer às etapas para que os alunos aprendam sem atropelo.”
Nome:  Prof. Renato Cardoso                                                                                  Data: 29/10/2004
Organização Sorocabana de Ensino